Ator-mirim aos 7 anos faz papel homossexual


Gabriel Kaufmann, que fez o Francisco, neto da vilã Marta (Lília Cabral) em Páginas da Vida, em 2007, na Globo, volta com tudo este ano. Aos sete anos, o ator-mirim está em um dos filmes mais aguardados e polêmicos de 2009: Do Começo ao Fim, longa que tem direção de Aluisio Abranches e produção da Pequena Central, de Marco Nanini.

Em Do Começo ao Fim, Gabriel interpreta Thomás, uma criança que, sem ter consciência do que sente ou faz, interessa-se pelo irmão Francisco (Lucas Cotrim), de seis anos. Os dois são filhos de Julieta (Júlia Lemmertz) e Alexandre (Fábio Assunção).

Na sinopse do filme, o personagem de Gabriel Kaufmann viverá, quando adulto, uma relação incestuosa com o irmão.

"Um dia, sem mais nem menos, Thomás abre os olhos e olha direto para Francisco, seu irmão de seis anos. Durante a infância, os irmãos são muito próximos, talvez próximos demais. (...) Mais tarde, quando Francisco tem 27 anos e Thomás 21, Julieta morre repentinamente em um acidente de carro. Francisco e Thomas se tornam amantes e vivem uma extraordinária história de amor".

Entrevistada por O Fuxico, Denise Kaufmann, mãe de Gabriel, diz que não teve problema algum em deixar seu filho intepretar um personagem tão denso. 

"Os irmãos se apaixonam, mas o filme não mostra nada de concreto entre os dois enquanto são crianças, nenhum contato físico. Todo o amor que ele sente pelo irmão mais velho é apenas insinuado. Eu não poderia proibi-lo de fazer esse filme, primeiro porque seria um preconceito bobo de minha parte e, segundo, pelo fato de o longa ser muito delicado e belíssimo", explicou Denise.